E&E 94

 


Economia e Energia – E&E N° 94  Janeiro – Março 2017 – Ano XXI

ISSN 1518-2932

Palavra do Editor:

Cada vez mais, as decisões empresariais necessitam de um quadro atualizado que forneça ao tomador de decisão uma visão global da empresa relativa ao seu desempenho histórico e à concorrência.

Para isso, não bastam informações sobre o desempenho econômico-financeiro da empresa, mas são necessárias também informações sobre outros aspectos relacionados com o ambiente de negócios, a sustentabilidade ambiental, os riscos de segurança que possam afetar a população e o conceito da atividade da empresa junto às entidades regularizadoras ou fiscalizadoras.

O grande desafio para alcançar uma visão global da Empresa é dispor de um conjunto de indicadores que possam fornecer uma ideia de todos os aspectos relevantes de uma forma sintética e que possibilite chamar a atenção para os aspectos que necessitem a intervenção do dirigente.

As facilidades de manejo de informação possibilitaram a elaboração do que é comumente conhecido pelo termo em inglês Business Intelligence – BI ou inteligência de negócios, que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados que oferecem suporte a gestão de negócios. Instrumentos de análise sofisticados têm sido desenvolvidos para auxiliar neste tipo de análise. Paralelamente a esta edição estamos adicionando no site ecen.com.br um painel sobre o câmbio corrigido usando este tipo de instrumento. O painel fornece valor histórico médio que serve de indicador se a cotação atual do dólar está abaixo ou acima da média, corrigida da inflação.

Este problema tem analogia com o da operação de uma instalação complexa como a de uma usina de geração nuclear onde é necessário administrar equipamentos complicados e de diferentes naturezas.

O Painel de Controle de uma usina nuclear monitora condições físicas (pressão, temperatura, fluxo, tensão, nível de radiação, etc.) em diferentes equipamentos de diferentes sistemas. Para que o operador possa intervir com presteza, uma avaliação por sinais (por exemplo, graduação de cores) indica a necessidade de intervenção.

Esta revista já apresentou diferentes instrumentos que usam este tipo de tecnologia para análise de aspectos econômicos, energéticos e ambientais como os que sistematizavam dados energéticos, as emissões de gases de efeito estufa mediante balanços por fonte de energia, por tipo de atividade e por combustível. Foram feitas tanto análises no nível nacional como internacional. Igualmente foram analisados os comportamentos históricos de grandezas econômicas e energéticas com objetivo de fornecer projeções sobre seu comportamento futuro.

Neste número, estamos apresentando um instrumento de análise da empresa Eletrobras Eletronuclear, baseado em um conjunto de indicadores sugeridos por grupo da Agência Internacional de Energia Atômica. A Eletronuclear é a primeira empresa produtora de energia nuclear a apurar todos os indicadores recomendados pelo grupo da AIEA. O resumo da metodologia adotada está sendo apresentado no 6° ELAEE (Latin-American Meetings of Economy and Energy) e é reproduzido aqui em inglês.

O instrumento desenvolvido, que tem utilidade para outros tipos de empresa, permite que, a partir de um quadro geral de indicadores, se aprofunde na análise de cada grupo através de painéis setoriais e, em seguida, fornecendo uma visão do comportamento histórico desses parâmetros nos anos anteriores e nos últimos meses tanto no nível da central como das unidades produtoras. Painéis setoriais permitem ainda comparação com o desempenho de empresas ou unidades no nível internacional.

Carlos Feu Alvim


E&E Nº 94, Janeiro a Março 2017

eee94

Conteúdo:

Palavras do Editor (Acima)

The use of a Control Panel to evaluate a Nuclear Utility Global Performance

Cotação Futura do Dólar 


Ver ou Baixar E&E 94
Ler E&E 94  no Computador (páginas rotacionadas)


 Exemplares anteriores disponíveis em Economia e Energia
             http://ecen.com ou em
             Números Anterioress


E&E 94

Ver ou Baixar E&E 94

Ler E&E 94  no Computador (páginas rotacionadas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *